_DSC02108.JPG

Rafael Mellim é diretor, roteirista, produtor executivo e pesquisador

É roteirista, diretor, pesquisador, consultor e professor de audiovisual, integrante cofundador do Coletivo Bodoque, fundado em 2011.

Formado em Artes Cênicas e Produção Cultural (2009), suas pesquisas e práticas estão em torno de poéticas políticas que possam contribuir com a construção de um audiovisual acessível, amplo e crítico, na intersecção e troca entre as práticas teatrais e audiovisuais.

Produziu oito reportagens documentais para o Canal Futura e, em 2018, roteirizou e dirigiu o curta metragem Estamos Todos Aqui, premiado em La Plata (Melhor Curta Latinoamericano), Curta Cinema (Grande Prêmio Nacional, tornando elegível ao Oscar), Bogoshorts, Valdívia, Gramado, Tiradentes, Mix Brasil, Queer Lisboa, Olhar de Cinema, Kurzfilmtage Winterthur, entre outros. Também abriu a sessão de Bacurau na Noite do Cinema Brasileiro em Cannes.

É diretor de diversas campanhas para organizações não-governamentais de Direitos Humanos, memória e artes, tais como Instituto Pólis, Sesc, Idec e Oxfam.

Frequentemente, compartilha suas pesquisas e práticas audiovisuais em consultorias e cursos em escolas, universidades e centros culturais, tais como Sesc, Escola Livre de Cinema de Santo André, FGV e organizações populares.

Sua atual pesquisa documental, Correnteza, está debruçada acerca em conflitos agrários em torno da água. Também em curso, a pesquisa ficcional Ninguém Chorou, acerca da imaginação política comunitária.


rafael@coletivobodoque.com.br