SOBRE AS FORMAÇÕES

Desde o ano de 2011, os cineastas Rafael Mellim e Chico Santos, através do Coletivo Bodoque promovem debates, formações e oficinas de audiovisual em diversos territórios do Brasil e outros países da América Latina.
 
Durante estes anos, formamos diversas parcerias com instituições, organizações e movimentos sociais da cidade e do campo para consolidar dezenas de projetos de educação audiovisual. 
Sempre de caráter prático, atuamos em três frentes: encontros de curta duração em formato de laboratório de experimentação; cursos de introdução; e formação com aprofundamento em narrativas. A pesar disso, cada projeto é desenvolvido a partir das necessidades e do planejamento.

RIO DE JANEIRO

June 30, 2016

Iniciaremos hoje, na Fundação Getúlio Vargas - FGV Rio, a Clínica Audiovisual. O objetivo é instrumentalizar os estudantes do curso de Direito sobre a utilização das ferramentas audiovisuais para serem aplicadas na criação do projeto Conexão Eleitoral. O projeto visa comentar questões emergentes sobre o processo eleitoral brasileiro. 

 

A Clínica Audiovisual terá a carga horária de 24 horas, divididas em 4 encontros.

AMAZÔNIA

August 14, 2014

História de assentamento pioneiro em agroecologia na região amazônica vira documentário em oficina realizada com camponeses, no estado de Rondônia.

 

Os 25 camponeses e caponesas envolvidos participaram de processos de realização audiovisual. O projeto vem recebendo apoio da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Escola Nacional Florestan Fernandes e Via Campesina para pesquisas. 

CINEMA NO CAMPO

August 01, 2014

O Coletivo Bodoque apresentou seu repertório de curtas documentais como participação nas atividades do Grupo de Cultura do Assentamento 14 de Agosto, em Rondônia. Os encontros fazem parte das oficinas de realização audiovisual, e compõe o projeto de documentário sobre a história do assentamento, sua produção e vivência.

AMAZÔNIA

July 02, 2014

A convite da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Escola Nacional Florestan Fernandes e MST, o Coletivo Bodoque é recebido no Assentamento 14 de Agosto, em Ariquemes/RO onde desesenvolveremos um documentário sobre a trajetória de vivência e produçnao do assentamento. Durantes as próximas semanas realizaremos a oficina de formação audiovisual com os camponeses e camponesas assentados.  

SÃO PAULO

November 09, 2011

Nos próximos dias realizaremos oficinas de audiovisual com moradores e moradoras da região Caetetuba, periferia da cidade de Atibaia-SP, que vivenciam processo de remoção de suas casas atingidas pela cheia. A intenção é desenvolver um documentário sobre a principal avenida que divide a cidade entre periferia e centro.

1 / 1

Please reload